terça-feira, 7 de setembro de 2010

Fogo na mata!


Na capital paulista o fogos esta destruindo favelas e matas. No total foram 22.680 focos de queimadas no estado em 2010. (Fonte:www.novotempo.com)
Quando a gente vê notícias assim, temos a impressão que é algo muito distante, não tem noção do que isso significa, vivenciei a situação no último sábado dia 04 de setembro.
Sábado de sol, churrasco em fámilia num camping de Itú, todo lazer que a gente merece no fim de semana. Durante a viagem lamentamos o estado da vegetação, toda seca, o que nos deixou muito tristes, lá de longe podiamos ver um incêndio. A fumaça já encomodava, parecia que vinha de longe, em menos de 3 horas o fogo chegou exatamente onde estávamos.
Distraídos começamos ouvir gritos de desespero e ouvir os estálos das chamas queimando a mata e já alcançava alguns chálés.
Alguns homens de boa vontade, entre eles meu marido, começaram a lutar contra o fogo.
Eu vendo tudo aquilo, pensava nos meus filhos que já choravam, tossiam e pediam ajuda, assim como muitas outras crianças que lá estavam. Por um instante passou pela minha cabeça que eu filha de bombeiro ia morrer ali queimada, foi um grande susto. Depois de meia hora os bombeiros conseguiram apagar o fogo dali, mas já sairam correndo pra atender outra ocorrência de fogo na mata.
Resolvi então, deixar aqui algumas dicas tiradas do site da defesa civil, é bom pra todos

- Não jogar cigarros ou fosforos acesos nas margens das rodovias;
- Não soltar balões;
- Não acender fogueiras;
- Evitar qualquer tipo de queimadas;
- Fazer aceiro (faixa de terra sem vegetação) ao redor das matas.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário